Quer continuar aprendendo no trabalho? Veja por que esta empresa coloca o desenvolvimento pessoal em primeiro lugar
Quando Kim dos Santos ingressou na Booking.com em 2014 como recrutador em sua sede em Amsterdã, ele se sentiu em casa: “Sou um geek que realmente adora tecnologia”, diz ele. “Às vezes eu visto um blazer com o tema Star Wars. Isso não se encaixava bem no meu trabalho anterior, mas é totalmente adequado para reservas. ” Na universidade, ele estudou psicologia organizacional e tinha um profundo interesse em se conectar e compreender as pessoas. Inspirado para ajudar os novos contratados a crescer e se desenvolver, ele aplicou o mesmo espírito em sua própria carreira e, em 2018, tornou-se um UX Designer - sem nunca sair da Booking.com. Existem diversas opções de sites de cursos online, e a Coursera é confiável é uma delas.
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Cada vez mais, as pessoas esperam ter oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional no trabalho. (Na verdade, na própria pesquisa do usuário de 2018 do The Muse, os candidatos a emprego classificaram as oportunidades de aprendizado e crescimento como o fator mais importante em sua pesquisa, superando o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e a remuneração.) Aqui estão apenas alguns dos benefícios de trabalhar na uma empresa que faz do aprendizado uma verdadeira prioridade.
Você vai se reinventar constantemente
Mudar do recrutamento para o design UX não parece uma carreira óbvia, mas Cigano chegou lá por meio de uma série de reinvenções - todas apoiadas por seu empregador. “Minha mudança para o trabalho visual na Booking foi realmente orgânica”, diz ele. Ele tinha feito algum design gráfico freelance na faculdade e percebeu que sentia falta de ter aquela saída criativa. “Eu me ofereci para fazer designs gráficos para nossa equipe de Employer Branding. Comecei focando em gráficos para mídias sociais, eventos, coisas assim. Pude expressar minha criatividade individual e transição dentro da empresa e, eventualmente, me tornei um designer de marca. ”
A certa altura, ele sugeriu algumas reformulações para o portal de carreiras da empresa . Seu desenvolvimento sempre foi terceirizado, mas ele se ofereceu para fazer maquetes e obteve permissão de seu gerente para fazer um curso de design de UX de dois dias para ajudá-lo a fazer isso.
Nesse curso, dos Santos teve seu próximo momento “aha”: UX design, com sua intersecção de tecnologia, design e psicologia, foi um ajuste perfeito. “Quanto mais funções eu entrava”, reflete dos Santos, “descobri diferentes peças de quebra-cabeça de que gostava e descobri como elas se conectam”.
Para aprender a codificar em HTML e CSS, bem como os princípios básicos de UX design, dos Santos dedicou as noites fora do trabalho ao auto-estudo. Ele também participou de um programa rotativo de desenvolvimento profissional interno da Booking.com, onde ele poderia aprender no trabalho.
Programas como este são uma forma importante de a Booking.com apoiar uma cultura de aprendizagem, diz Kirk Davies, Gerente de Operações de Aprendizagem da Booking.com. “Vemos muitas pessoas que estão apenas com sede de saber mais”, diz ele. “E se mantivermos as pessoas voltando, aprendendo mais e mais, isso ajudará a todos no longo prazo.”
Você está autorizado a falhar
Idealmente, em uma empresa onde o aprendizado é uma prioridade, o fracasso e os erros são considerados parte do crescimento, ao invés de algo de que se envergonhar. Esse é definitivamente o caso da filosofia “falhe rápido e aprenda” da Booking.com, diz dos Santos. “Há liberdade para experimentar e aceitação do fracasso. Eu me senti seguro o suficiente para tentar projetar páginas da web para Booking.com e, em seguida, experimentar o design UX. Eu nunca tinha feito essas coisas antes, mas a cultura de Booking promove esse tipo de pensamento, onde me sinto com poder para ir e fazer algo, embora não tenha certeza se alcançarei um ótimo resultado final. ”
Você nunca ficará entediado
Quando você trabalha em um local que prioriza o desenvolvimento pessoal, sempre há oportunidades para se desafiar de novas maneiras. E em muitas empresas, graças ao e-learning, você pode fazer tudo sem sair de sua mesa. “Neste século, o aprendizado realmente mudou”, diz Davies. “A personalização digital agora ajuda as pessoas a aprender, tornando as coisas relevantes para elas.”
Nesta primavera, a equipe de Davies na Booking.com lançou o Discover, uma plataforma de experiência de aprendizagem interna. A plataforma personalizada e compatível com dispositivos móveis hospeda todos os cursos internos da Booking e inclui artigos, livros, podcasts, vídeos, e-learning com gamificação e treinamentos em sala de aula. “As pessoas podem escolher aprender sobre habilidades sociais, como compartilhar feedback, ou habilidades difíceis, como Javascript, e podemos organizar um caminho para elas a partir de todas as diferentes ferramentas, recursos, conteúdo e materiais que temos”, explica Davies.
Ele acrescenta: “Queremos ter certeza de que estamos conduzindo esta cultura de aprendizado contínuo e construindo uma mentalidade de crescimento onde as pessoas não estagnem. Se as pessoas estão sempre aprendendo, elas podem cruzar e trazer tópicos para campos diferentes. Portanto, se você é um desenvolvedor de back-end e de repente começa a ler sobre filosofia, talvez haja algo nessa filosofia que você possa trazer para a sua codificação. Isso pode levar a uma nova escola de pensamento. ”
Você pode subir sem seguir em frente
A sabedoria convencional diz que você tem que deixar uma empresa para subir e crescer. Mas em uma empresa que prioriza o aprendizado e o desenvolvimento, você pode fazer sua carreira crescer em diferentes direções e se tornar um líder se quiser, sem precisar seguir em frente. “Acreditamos que as pessoas são capazes de trabalhar de uma forma que impulsiona suas próprias paixões. Ao fazer isso, eles melhoram suas perspectivas de carreira ”, diz Davies. “Alguém que começa como um agente de atendimento ao cliente pode acabar em nosso departamento financeiro. Com sorte, vamos permitir isso e mantê-los dentro da organização. ”
Por sua vez, dos Santos deu continuidade à sua trajetória profissional na Booking.com, passando recentemente para a função de líder de equipa. “Tudo se resume à minha motivação original de ajudar as pessoas a crescer e dar o melhor de si, mas desta vez da perspectiva de um gerente, e não de um recrutador”, diz ele. “Houve designers e outros colegas que realmente me ajudaram a desenvolver e aprender, e eu nunca poderia ter dado os passos que dei sem eles. E é isso que estou tentando fazer agora - ajudar outras pessoas e fornecer o mesmo apoio a elas ”.
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